Entrevista com Rafael Strauch, vice-presidente do 'Fla-Gávea'
![]() |
(Foto: Janir Júnior) |
Confira a entrevista:
1- Quais são as prioridades do 'Fla-Gávea' a curto prazo? E os principais projetos a longo prazo?
R: Vou responder começando pelo Longo Prazo: desde o período eleitoral, os membros do atual Conselho Diretor conversavam sobre a ocupação da Gávea e concluíram que não há uma diretriz clara nem prioridades. Com isso, resolvemos fazer uma extensa pesquisa com os associados, que foi realizada no final de 2013 e quase 1.000 sócios responderam um questionário com mais de 70 perguntas, garantindo assim uma base robusta de informações que serviram de ponto de partida e para a confecção do Plano Diretor. O Edo Rocha, renomado arquiteto, que fez dentre muitos projetos o Plano Diretor do Pinheiros, assumiu a missão. O Master Plan já está pronto. Com base neste Planejamento de Longo Prazo, faremos as ações de Curto Prazo: as transformações que estão em andamento para a Gávea são realizadas em conjunto com o Patrimônio e Esportes Olímpicos.
2- Há muito se ouve falar na construção de uma arena esportiva na Gávea e até mesmo na remodelação do estádio. O que há de concreto nisso?
R: Há interesse da nossa parte e ofertas de empresas interessadas. Contudo, o mais difícil é obtermos dos entes governamentais (Prefeitura e Governo do Estado) as necessárias autorizações.
3- Na sua opinião qual melhoria de maior relevância deixada pela “Holanda” na sede do clube para a Copa de 2014?
R: A principal tangível é o campo de futebol no mais alto padrão de qualidade. No aspecto intangível: a divulgação do Flamengo para o mundo.
4- Há previsão pra inauguração do Museu?
R: Sim, esperamos que ainda este ano tenhamos um pequeno Museu, longe do que pretendemos, mas muito mais do que encontramos quando chegamos, que era nada. Conseguimos uma parceria com a Futebol Tour e eles farão o investimento inicial. Com base no sucesso desta empreitada vamos aumentando o escopo.
5- Atualmente, qual a maior dificuldade na sua gestão? E como você está trabalhando para solucioná-la?
R: A maior dificuldade é a mesma das demais áreas operacionais - Falta de Recursos! O Flamengo possui 12.600 sócios onde somente 40% pagam mensalidade e 60% dos demais sócios estão isentos estatutariamente. Você conhece algum lugar onde uma dinâmica dessa funcione? Desta forma é quase impossível conseguirmos recursos para investirmos na Sede. No momento a saída tem sido viabilizar investimentos através de parcerias, como nos casos da Holanda, adidas, Comitê Olímpico Norte-Americano, Mc Donalds e outros.
6- Pessoalmente, sente algum arrependimento com relação ao cargo assumido e imaginava encontrar tantas dificuldades?
R: Sendo bem sincero, eu não fazia parte dos candidatos da Chapa Azul que iriam vir a compor o Conselho Diretor. Fui surpreendido positivamente com o convite após a eleição. É uma honra poder ajudar e acho que infelizmente os VPs ainda são obrigados a participar muito da gestão e isso toma tempo, a família sente, os amigos de fora do círculo do Flamengo sentem. Mas, não tem jeito, a vontade para que dê certo é grande e vamos em frente até o momento que aguentarmos.
7- Quais as maiores insatisfações dos sócios atualmente?
R: Atualmente é com a área de alimentação. Ficou MUITO claro na pesquisa realizada e já tinha ouvido diretamente em outros momentos. Estamos buscando uma solução e tomara que possamos implementar no Curto Prazo (em até um ano).
8- A frequência média atual de sócios na Gávea é inferior ou superior à capacidade da estrutura existente?
R: É inferior, o Clube pode receber mais associados principalmente durante a semana nos horários comerciais. Estamos criando uma categoria de sócio para que menores de idade possam acessar o Clube neste horário e frequentar diferentes escolinhas do Clube.
9- Quantos sócios Off Rio exercem atualmente o direito de frequentar a sede do clube? Existe esse controle? Há dados relativos a esse número?
R: Cerca de 1.000 podem frequentar. Temos o controle de acesso de cada um. Caso alguém tente ultrapassar o limite de 30 visitas anuais o sistema irá travar. Não temos este caso ainda. Acho uma pena termos tão pouco Off-Rio, trata-se de uma categoria que custa R$ 40/mês que permite este associado obter o ST Plano Raça gratuitamente, com direito a acessar a Gávea e votar para Presidente do Clube.
Nós do 'Mulambo Vip' agradecemos muito o tempo e a disponibilidade do Rafael Strauch, que gentilmente nos atendeu.
Saudações Rubro-Negras
0 comentários: