Parabéns, Zico: 62 motivos para o Zico ser Rei.
FELIZ NATAL, NAÇÃO RUBRO-NEGRA!! Hoje é aniversário da maior majestade do futebol mundial, o messias, o salvador. No dia 03/03/53 nasceu o craque que revolucionou a história do Flamengo. Hoje, esse gênio da bola, o Galinho de Quintino, REI da Nação rubro-negra, completa 62 anos. Em homenagem ao homem (?, ou seria extraterrestre?) que nos deu tantas alegrias e nos deu motivos para sermos arrogantes em relação aos rivais, separei 62 motivos que fazem o Zico ser Rei.
O texto é um pouco longo, mas vale a pena ler até o final. Pode ter vários fatos, fotos, vídeos ou histórias que você ainda não conhece. E que se conhece, vale a pena relembrar nessa data tão marcante.
Parabéns, Zico! Você merece todo o nosso carinho e admiração.
#62 É conhecido no exterior como o “Pelé Branco”. Fato controverso, porque pra mim o Pelé que é o “Zico Negro”.
#61 É o maior artilheiro do TEMPLO SAGRADO do futebol Mundial, a casa do Flamengo, também conhecida como Maracanã.
#60 Inventou o futebol no Japão.
#59 Foi o MAIOR cobrador de faltas de todos os tempos.
Reza a lenda que em uma das partidas do Flamengo houve uma falta na entrada ada área. O goleiro Birigui ao ver o Zé do Carmo de costas para a bola na barreira grita: "Vira, Zé! Vira!". E o jogador diz: "Eu também quero ver o gol do Zico."
#58 O Flamengo é o único PENTA TRI Carioca. O Zico esteve em um desses TRI’s. Ele é tão F@$3# que ganhou logo o TRI TRI.

#56 Sua estreia no profissional foi contra o Vasco e deu uma assistência pro Fio Maravilha marcar o gol da vitória.
#55 Se aposentou como o segundo maior artilheiro da história da seleção, somente atrás de Pelé. Até hoje é o meio campista com mais gol com a camisa da seleção brasileira. E se nunca ganhou uma Copa, o azar é todo da Copa.
#54 Fez o gol que o Pelé não fez.
#53 Era extremamente profissional. Inúmeras vezes ficou até mais tarde durante os treinos treinando cobranças de falta. Em um dos episódios, o goleiro Raul, exausto, chamou a atenção dele e disse “Zico, já está escuro, vamos embora”. O Galinho respondeu: “Não, daqui a pouco o Jockey Club acende as luzes e nós podemos ficar mais meia hora aqui”.
#52 É um dos quatro brasileiros no Hall da fama da FIFA, os outros são uns tais de Pelé, Didi e Garrincha.
#53 É o maior artilheiro em um único jogo do Maracanã, tendo marcado 6 gols na mesma partida. Hoje em dia ele pediria um filme no Fantástico e pegaria a Patrícia Poeta.
#52 Fez o gol mais espetacular da história: o famoso gol do Escorpião.
Pobres antis...
#50 É extremamente humilde! Era a estrela do time e nunca usou disso para benefício próprio. Fato comprovado em 81, quando foi eleito o melhor jogador do Mundial, ganhou um carro zero como prêmio, vendeu e dividiu o valor com o restante do grupo.

#48 Marcou 89 gols em um mesmo ano (79). Fato ignorado e esquecido por muitos, que só foi superado mais de 30 anos depois pelo Messi.
#46 Tem um clube de futebol com o seu nome. Comprar um clube é fácil, é “só” ser milhonário e pronto. Quero ver construir um clube maneiro e aconchegante igual ao CFZ.
#45 Era o craque e camisa 10 da seleção que mais encantou o mundo. Em um time de Sócrates, Falcão, Cerezo, Junior, Leandro e afins, ele era o craque e camisa 10, o principal nome e estrela do time.
#44 Treinou a seleção iraquiana de futebol. Independente de qualquer resultado, tem que ser muito REI e muito MACHO pra ir treinar um monte de homem bomba maluco. Qualquer derrota podia significar um estádio explodido ou um jogador tendo a cabeça arrancada em rede nacional por homens encapuzados.
#43 Com ele essa tal maldição de jogo festivo não existia. Em sua última partida oficial pelo Flamengo aplicou sonoros 5x0 nos amigos pó de arroz, além de uma caneta desconcertante e um golaço de falta.
#41 Era um verdadeiro capitão! Ao contrário de muitos laterais que carregam a faixa por aí, se portava como um verdadeiro capitão e chamava a responsabilidade dentro e fora de campo.
#40 Perdeu 3 Copas de Mundo propositalmente, deixando pra fazer gols depois do apito final e perdendo pênaltis, para ser campeão do mundo única e exclusivamente pelo Flamengo.
#39 Chegou a Udinese como a contratação mais cara do futebol italiano e foi vice artilheiro do campeonato italiano (lembrando sempre que era meio campista) logo em seu primeiro ano na terra da bota.
#38 Foi o artilheiro do Brasil na temporada em 5 ocasiões: 1976, 1977, 1979, 1980 e 1982.
#37 Deu nome a mais de 15.450.234 Arthur’s rubro-negros que nasceram após os anos 70 (o que vos escreve é um deles).
#36 Foi idolatrado por todos os lugares que passou: Flamengo, Udinese, Japão, Turquia, Rússia, Uzbequistão, Iraque e por aí a fora.
#35 E o Fluminense? Aaaaaaah o FluminGOOOOOOOOOOOL DO ZICO! Dessa vez a surra foi na volta dele ao Flamengo depois de sua grave lesão. Jogo em que ele fez o seu gol de número 700 na carreira.
#34 Junto com a grande geração de 80, transformou o Flamengo no MAIOR CLUBE DO FUTEBOL BRASILEIRO.
#33 A melhor música relacionada ao futebol da história é em homenagem ao camisa 10 da Gávea.

#31 Fez gol e venceu o Boca Juniors de Maradona no Maracanã. Ganhar de argentino é bom, mas ganhar do Maradona é bom demaaaaaaissss...
#30 É o meio campista com mais gols na história.

#28 Era tão fantástico que era adorado pelos rivais. Teve o seu nome cantado por várias torcidas adversárias. Certa vez, em uma partida contra o Catania, a Udinese venceu e o Zico foi ovacionado pela torcida rival. Após a partida um repórter perguntou ao brasileiro Pedrinho, jogador do Catania, se eles poderiam ter vencido o jogo. Pedrinho respondeu: “Como poderíamos se até a nossa torcida estava torcendo pelo Zico?”
#26 Fez mais gols na Libertadores de 81 (11) do que o Botafogo em toda sua história na competição.

#23 Foi o artilheiro por média de gols do campeonato italiano em 84, jogando na potente Udinese e sendo meio campista. Tem que ser muito brabo pra conseguir essa proeza.
#22 Fez um gol na Copa do Mundo de 78 depois de o árbitro ter encerrado a partida.
#20 Foi eleito o maior craque do Brasil nas décadas de 70 e 80. Ser o melhor jogador do país do futebol em um período de 20 anos não é pra qualquer um não.
#19 Com ele e a sua geração o Flamengo devolveu a famosa goleada de 6x0 no Botafogo.
#18 Antes de Zico pode até ter havido melhores (Há controvérsias!), mas depois de Zico não existiu nenhum brasileiro com o talento que tinha o Galinho.
#17 Até hoje é proibido de entrar no Paraguai.

#15 Continuando os maltratos com os rivais, o Zico foi 6 vezes artilheiro do Campeonato Carioca.

#14 Seu maior ídolo era o Dida. Com tantos craques que o futebol brasileiro tinha na época, seu ídolo era o maior artilheiro do Flamengo até então. Mais uma prova de seu amor inesgotável pelo clube.
#13 Teve mais de 10 livros publicados em sua homenagem.
#11 Até hoje consegue levar grandes craques e mais de 50mil torcedores ao Maracanã todo ano para o ver jogar. Além de fazer o bem com a verba da partida.
#10 “Tem pacto com o diabo”
#9 Uma estátua é pouco pra homenagear o Zico. Ao todo o Galinho tem 4 estátuas espalhadas pelo Maracanã, Japão e Gávea.
#8 Não deixava ninguém bater falta. O Galinho era fominha e batia todas mesmo, Graças a ele! Já dizia o craque Julio César Uri Geller: “As vezes tinha falta na direita, e todo mundo sabe que falta na direita é ideal pro canhoto bater. Aí eu chegava no Galo e falava:
- Pô, Zico, deixa eu bater essa. Ela foi feita pra mim.
Aí ele respondia:
- Pra mim também.
No final ele ia lá e fazia o gol. Aí não tem como reclamar.
#7 Por decreto os seus gols são patrimônio imaterial do Rio de Janeiro. Ta bom de açucar?
#6 HOJE É NATAL PARA OS FLAMENGUISTAS! Afinal de contas, no dia 03/03/53, nasceu o SALVADOR RUBRO-NEGRO.
"O dia chegou, em meus olhos a felicidade, te fiz poesia pra matar a saudade"
#5 “Pode não ser um jogador perfeito, mas a sua malícia o faz com que seja lembrado.”

#6 HOJE É NATAL PARA OS FLAMENGUISTAS! Afinal de contas, no dia 03/03/53, nasceu o SALVADOR RUBRO-NEGRO.
"O dia chegou, em meus olhos a felicidade, te fiz poesia pra matar a saudade"
#5 “Pode não ser um jogador perfeito, mas a sua malícia o faz com que seja lembrado.”
#4 É idolatrado por toda uma geração, e amado por milhões que sequer o viram jogar.
#3 Tem um apelido MUITO maneiro! Quando eu era criança sonhava em me chamar Paulo César pro meu apelido ser "PC", ou Carlos Eduardo pra ser "CADU". O Rei Arthur virou Arthurzinho, Arthurzico e depois... ZICO. Apelido de gênio, porque me chamo Arthur por causa dele e ninguém sequer cogitou nada tão legal.
#2 É Arthur Antunes Coimbra, simplesmente Zico.
#1 Com 4 Brasileiros, 1 Libertadores e 1 Mundial o Zico tem mais títulos importantes que Vasco, Botafogo e Fluminense.
FELIZ ANIVERSÁRIO, ZICO!! Qualquer palavra é pouca para descrever o amor e a gratidão que a torcida do Flamengo tem por você. Muito obrigado por tudo!
Por @Motta_Fla
Por @Motta_Fla
0 comentários: