Charanga Rubro-Negra: Com Paulo Sérgio "PS"
Olá, rubro-negros!
Aceitei o insano convite do Diego Siqueira pra escrever umas mal traçadas linhas aqui no Mulambo Vip.
Vamos nos encontrar semanalmente pra um olhar geral sobre o que rola na vida desse tal Flamengo que tanto nos afeta a vida.
Lá se vão mais de 50 e poucos anos de Maracanã acompanhando o manto sagrado correndo atrás da bola, muitas vezes sendo honrado por verdadeiros guerreiros, outras vestido por cabeças de bagre que fazemos de tudo pra esquecer.
Nos tempos atuais de informação instantânea - completamente diferente dos meus tempos de garoto - são muitos detalhes discutidos a cada hora.
Do último post sobre a nota do Lance!, servindo de ventríloquo do atraso, aos detalhes da nova camisa a ser lançada pela Adidas.
Do ticket médio imposto pela diretoria, "que higieniza a arquibancada com seu projeto coxinha", ao piti dos baluartes que no conforto do lounge patrulham os 'focas' sem perdão.
Da escolha surreal do Jayme de começar um jogo no 4-2-4 à lista sonhada de treinadores estrangeiros capazes de dar um jeito na forma do time jogar.
Não posso dizer que sinto saudade do tempo em que notícia sobre o Fla só nas páginas dos jornais ou nos programas de rádio. Na verdade pouco se sabia da vida dos clubes, a informação chegava pelo filtro apaixonado dos repórteres e cronistas.
A época romântica do futebol, se analisada hoje com um pouco de distanciamento, era uma versão bem diferente do que a realidade nua e crua dos fatos. Restava ao torcedor comum as intermináveis filas pra comprar ingressos, a frieza suja das arquibancadas de cimento e a tentativa nem sempre bem sucedida de ouvir pelos alto-falantes a escalação desconhecida do time que iria começar um jogo.
Os tempos transformaram muito o contexto do futebol. São hoje inúmeros pontos e variáveis em discussão que simplesmente inexistiam décadas atrás.
Pessoalmente, reencontrei há uns 8 anos, nas comunidades do falecido Orkut, o prazer de conversar e discutir sobre futebol. Meus amigos de infância e juventude foram se afastando com o tempo e foi nesse ambiente virtual que formei minha nova patota da bola. Hoje tenho verdadeiros amigos e parceiros da vida real que conheci dessa forma. Espero que esse novo espaço possa servir também pra isso.
(O Diego me perguntou como seria o nome da coluna. Que tarefa difícil essa ... Resolvi homenagear a primeira torcida organizada do clube e seu fundador, Jaime de Carvalho)
Boa semana pra todos, nos vemos aqui na "CHARANGA RUBRO-NEGRA" na terça que vem falando do que rolou no Fla-Flu.
Saudações!
PS
0 comentários: